Flores São O Perfume Da Vida – Saiba Qual Usar Em Cada Ambiente

Desde muito tempo as flores são usadas nas mais diversas ocasiões e com os mais diversos significados. Saber qual usá-las, como, onde e com que combinação é o que temos que aprender, e isso você pode aprender com um bom curso de arte floral.

arte floral

Flores e plantas aromáticas – significados

Lavanda

As flores de lavanda podem ser plantadas a pleno sol, com solo adubado. São plantas rústicas e resistentes ao sol e ao vento.  Sua fragrância tem efeito equilibrante e calmante e pode ser usada para fazer óleo essencial para o cuidado com o corpo e harmonia espiritual.

Gerânio

O óleo de gerânio traz coragem para enfrentar desafios, estimula e ousadia e determinação e combate o medo em geral. Bom para se cultivar no ambiente de trabalho, pois é um poderoso anti-stress.

Gardênia

O perfume de Gardênia é muito usado para fabricação de perfumes em geral. Seu aroma reflete amor, nostalgia, paz e proteção.

Azaléia

O aroma suave tem em seu significado: beleza, fertilidade e harmonia. Além disso, são belíssimas e rendem encantadores arranjos e buques.

Clerodendro

Durante o inverno, suas pontas perfumadas exibem grande e vistosas inflorescências branco-rosadas. Precisa de muito Sol e é tolerante a frio moderado e umidade. Seu perfume suave envolve a quem caminha entre eles, acalmando e promovendo a paz interior.

Hortelã

Resistente ao sol e a climas quentes, sobrevive bem em vasos ou jardineiras. Seu aroma é percebido logo ao toque ou na rega. Muito usado em cura, bom para estudos, sabedoria e desenvolvimento mental.

Manjericão

Planta de aroma forte, também muito usada na culinária.  Atrai a boa sorte, a prosperidade e a felicidade. Pode ser usado como incenso e purificador.

Rosas

As famosas rosas têm aromas sutis e embelezam qualquer ambiente. Não são tão fáceis de cultivar, e seu aroma afasta vibrações negativas, traz alegria e vitalidade ao coração. As brancas acalmam o sono e purificam. Para saber como melhor cultivá-las acesse nosso site.

Jasmim

Em várias qualidades, os brancos são muito utilizados em jardins em que se tem incidência constante do sol. Seu aroma ajuda a aumentar a energia física e purificar todo o ambiente a sua volta. Promove a harmonia entre casais.

Aromas em casa

Existem aromas de todos os tipos e você deve saber qual usar em cada ambiente da sua casa. Por exemplo, no quarto de dormir, não se deve usar aromas que estimulam e excitam, pois é o lugar aonde se pretende relaxar e adormecer.

Na sala-de-estar, o alecrim, apesar de ser uma planta para ambientes abertos, pode ser usado em um arranjo já preparado como aromatizador. Como é um local dinâmico aonde recebemos amigos, estudamos, e sentamos ao fim do dia para ver um filme ou relaxar, o alecrim é uma excelente opção. Seu aroma purifica o ar, protege de depressões e ajuda a elevar o pensamento.

Na cozinha, os aromas de especiarias como a canela, o tomilho, o manjericão e erva-doce neutralizam cheiros fortes, como o de frituras e acentuam aromas de outras preparações.

No banheiro você pode abusar dos aromas, como lavanda, gerânio e palmarosa, mas lembre-se que acima de qualquer coisa precisa haver um aroma característico de limpeza.

No quarto você deve escolher aromas suaves para manter a tranquilidade, como: a lavanda, para um sono tranquilo e afastar a depressão e os pesadelos; a camomila, com seu efeito calmante do sistema emocional; a melissa, que combate a apreensão e a insônia; a manjerona, ajuda a reconhecer medos inconscientes e promove o desenvolvimento espiritual; e a mandarina, regula os processos metabólicos e diminui a insônia.

 

Você gosta de flores? Para uso doméstico ou comercial, saiba tudo sobre o assunto, visite-nos.